URGENTE: Plenário Virtual do TRE-MA julgará futuro do Vereador Samuel Aragão de Coelho Neto nesta quinta-feira(6)

Publicado em

O futuro político do vereador de Coelho Neto, Samuel Aragão (PDT), está em jogo nesta quinta-feira, 6 de março, quando o Plenário Virtual do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) julgará o caso envolvendo irregularidades nas suas contas de campanha eleitoral de 2024. 

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Aragão, então candidato à eleição, é acusado de fraudar diversas notas fiscais relacionadas aos serviços de campanha. No despacho ministerial PR-MA-MANIFESTAÇÃO-1004/2025, o procurador da República, Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco, descreve graves irregularidades nas prestações de contas do parlamentar, que comprometem a transparência e a confiabilidade do processo eleitoral. “A análise dos autos revela a existência de irregularidades graves na prestação de contas do recorrente, que comprometem a sua confiabilidade e impedem a fiscalização efetiva”, afirmou o procurador. 

Além das irregularidades nas notas fiscais, o caso levanta suspeitas de possível envolvimento em caixa 2, com indícios de financiamento ilícito de campanha eleitoral de Samuel Aragão, já é investigado pelo MPF que recomendou pelo indeferimento do dos pedidos formalizados pelo parlamentar.  

O órgão que também já investiga o possível desvio de recursos públicos de Duque Bacelar, cidade onde o sogro do vereador, Samuel Aragão, é o atual prefeito, sugere que dinheiro público de Duque Bacelar – MA, possa ter sido utilizado para financiar a campanha de Arnaldo Aragão. Tais revelações aumentam ainda mais a gravidade do caso, que poderá resultar na perda do mandato de Aragão caso as acusações sejam comprovadas. 

O procurador da República, Pedro Henrique Oliveira Castelo Branco, recomendou o desprovimento do recurso de Aragão, o que pode implicar em uma decisão desfavorável para o parlamentar. “A análise dos documentos e evidências revela que o recurso não tem fundamentos suficientes para reverter as irregularidades apontadas”, declarou o procurador em seu despacho. 

O julgamento no Plenário Virtual do TRE-MA, marcado para esta quinta-feira, 6 de março, poderá ter implicações sérias para o vereador e sua permanência no cargo. O caso está sendo amplamente acompanhado por autoridades locais e pela população, uma vez que envolve possíveis desvios de recursos públicos e acusações graves de fraude eleitoral. 

Até o fechamento desta matéria, Samuel Aragão não foi localizado para comentar sobre as acusações. Novas revelações podem surgir a qualquer momento, e o desfecho do caso deverá ocorrer nas próximas horas, com implicações diretas na política local de Coelho Neto e Duque Bacelar.