O ano não termina nada bem para os servidores públicos municipais de São José dos Basílios. Funcionários da saúde estariam há quatro meses sem receber, enquanto profissionais da educação não teriam recebido os pagamentos de novembro, segundo o Blog do Carlinhos.
Além dos atrasos salariais, os servidores denunciam que valores descontados para empréstimos consignados não estão sendo repassados aos bancos, colocando seus nomes em risco de negativação em órgãos como SPC e Serasa. A crise afeta não apenas os trabalhadores, mas também o comércio local, que enfrenta queda no movimento em um período tradicionalmente aquecido, como as festas de fim de ano.
Um pedido do Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos Municipais (Sistespem), subsede São José dos Basílios, para o bloqueio de verbas que garantissem os pagamentos foi indeferido pelo juiz da comarca de Joselândia na quinta-feira (19), sob alegação de insuficiência de provas.
Em meio a isso, o prefeito eleito Ronaldo Vieira (MDB), aliado político do atual prefeito Creginaldo Rodrigues, conhecido como Farinha Paé, assumirá o cargo em 1º de janeiro.