Semana da Conciliação busca fortalecer cultura do diálogo no Maranhão

Publicado em

Com o objetivo de promover a paz social e reduzir o número de processos judiciais, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) deu início, nesta segunda-feira (30), à 4ª Semana Estadual da Conciliação. A abertura ocorreu no 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), no Fórum Desembargador Sarney Costa, em São Luís.

📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!

Organizada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a ação visa incentivar acordos por meio do diálogo, evitando o prolongamento de disputas na Justiça. Durante a programação, estão previstas mais de duas mil audiências de conciliação em todo o estado, com a participação ativa de magistrados, conciliadores, servidores e partes envolvidas em processos.

Um dos focos principais são os conflitos bancários, relações de consumo e questões de família. As audiências são realizadas em ambiente estruturado para facilitar a escuta e a negociação. A expectativa do TJMA é ampliar o alcance da iniciativa ao longo da semana, com o apoio das unidades judiciárias.

Além de desafogar o Judiciário, a Semana de Conciliação reforça a importância da cultura do diálogo e da escuta, aproximando o cidadão da Justiça de forma mais humanizada, rápida e eficaz.

A mobilização segue até a próxima sexta-feira (4), com atendimentos em fóruns, centros de conciliação e varas judiciais de todas as comarcas maranhenses.

FONTE