A Polícia Civil do Maranhão realizou entre os dias 19 e 22 de maio, uma operação para combater o furto de energia elétrica nas cidades de Imperatriz, Grajaú, São Pedro da Água Branca e Açailândia, região Sul do Estado.
Durante a operação, a polícia inspecionou unidades consumidoras localizadas em zonas urbanas e rurais dos municípios, o que resultou em 06 prisões em flagrante.
A ação, foi coordenada pelo Departamento de Defesa de Serviços Delegados(DDSD/SEIC), contou com apoio da Perícia Oficial do Maranhão e da Equatorial Energia.
A “Operação Boreal”, teve como principal objetivo combater as adulterações de equipamentos de medição e desvios em medidores de energia elétrica, o famoso “gato”.
Além de crime, o furto de energia representa um risco real, e pode provocar sobrecarga na rede elétrica e comprometer o fornecimento de serviços essenciais. Além disso, a prática também representa risco de acidentes graves, incluindo incêndios e explosões, ameaçando vidas e a integridade das instalações.