Saiba em quais meses mais acontecem casamentos e nascimentos no Maranhão

Publicado em

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta-feira (16), as Estatísticas do Registro Civil referentes ao ano de 2023.

O levantamento trouxe respostas para perguntas como: Em quais meses os maranhenses preferem se casar? Qual a média de idade que homens e mulheres se casam no Maranhão? Quais são os meses em que mais nascem bebês no estado?

📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!

Os dados foram obtidos com base em informações coletadas em cartórios e varas judiciais e do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde.

Casamentos

O Maranhão figura entre os quatro estados onde foram registrados menos casamentos em proporção à população – a chamada taxa de nupcialidade, número de uniões para cada grupo de mil habitantes de 15 anos ou mais de idade. Segundo o IBGE, o estado registrou um percentual de 4,6 casamentos em 2023.

Foram realizados 24.308 casamentos civis no Maranhão em 2023, 3,3% a mais na comparação com 2022, quando foram registrados 23.534 casórios.

Quando o maranhense mais se casou?

O período preferido dos maranhenses para casar, segundo o IBGE, é o fim do ano. Dezembro e novembro foram os dois meses que registraram o maior número de união civil no Maranhão, respectivamente. Além deles, maio e setembro aparecem na terceira e quarta posição em número de casórios no estado.

Os dados do IBGE não levam em conta celebrações de união estável.

Com que idade se casam?

Nos casamentos civis entre cônjuges solteiros de sexos diferentes com 15 anos ou mais, a diferença de
idade média entre os parceiros, no Maranhão, foi de aproximadamente três anos: os homens se casaram,
em média, aos 33,4 anos, e as mulheres, aos 30,5 anos.

Entre os casamentos civis entre pessoas solteiras do mesmo sexo, a idade média ao contrair a união foi
de 33,2 anos para os homens e 33,4 anos para as mulheres.

Nascimentos

Conforme o dados do IBGE, em 2023 foram registrados 99.306 nascimentos no Maranhão, considerando o local de residência da mãe. Em comparação com 2022, houve uma queda de 0,6% no número de nascimentos ocorridos e registrados no próprio ano, o que representa uma redução de 557 registros.

A pesquisa mostra ainda que a maior parte dos nascimentos no Maranhão ocorre no primeiro semestre do ano, sendo maio o mês campeão. Foram 8.364 mil crianças que nasceram no quinto mês do ano no estado.

Janeiro, com 8.315 nascimentos foi o segundo mês que mais nasceu crianças no Maranhão e dezembro foi o mês com o menor número de nascimentos, com 7.184 registros.

FONTE