A deputada estadual Mical Damasceno criticou duramente nesta terça-feira (17) a política externa do governo Lula, especialmente em relação ao Oriente Médio e frente ao atual conflito entre Irã e Israel. A parlamentar afirmou que o presidente tem “jogado no lixo” o alinhamento histórico do Brasil com Israel ao se aproximar de regimes como o do Irã, que classificou como “uma das ditaduras mais abjetas do mundo”.
A deputada citou um manifesto de candidatos à presidência nacional do PT que propõe o rompimento das relações diplomáticas e comerciais com Israel. Para Mical, a possibilidade de o Governo Federal seguir essa orientação não é remota, pois, segundo ela, “a diplomacia brasileira está a serviço de uma seita ideológica que odeia o Ocidente, a liberdade e os valores da civilização”.
Mical ainda relacionou os conflitos no Oriente Médio ao que chamou de “sinais dos últimos dias”, referindo-se à criação do Estado de Israel em 1948 como marco profético. Para a parlamentar, o confronto atual não se resume a disputas territoriais, mas representa um embate entre valores judaico-cristãos e ideologias extremistas que, segundo ela, pregam o ódio e a intolerância.