MEC determina que diploma digital seja obrigatório para estudantes de Ensino Superior

Publicado em

O Ministério da Educação (MEC) determinou que todos os estudantes que se formarem no Ensino Superior, seja ele público ou privado, deverão receber somente o diploma digital, descartando a necessidade do documento físico. A mudança será implementada para os universitários que se formarem a partir do dia 1° de julho.

📲  Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!

De acordo com o MEC, a inovação tecnológica tem como objetivos modernizar as documentações acadêmicas, observando as exigências da legislação educacional, e evitar fraudes ao reforçar a segurança para registro e emissão de diplomas digitais.

O novo modelo existe exclusivamente online, contendo assinatura digital e carimbo eletrônico para comprovar a data e o horário de emissão do documento. Diplomas de pós-graduação stricto sensu e os certificados de residência em saúde estarão incluídos na mudança a partir de janeiro de 2026.

O prazo para a emissão do documento virtual deverá ser emitido em até 60 dias pela universidade, após a colação de grau.

O MEC avalia que com essa mudança, os formados terão agilidade no processo de recebimento do diploma, como também a prevenção de fraudes, redução de custos e maior facilidade de acesso ao documento.

FONTE