Há cerca de 30 horas, equipes do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia (CBMBA), tentam convencer um maranhense a descer de uma árvore de aproximadamente 12 metros de altura, localizada na Base Aérea de Salvador.
Identificado como Sérgio Rodrigo Guimarães, o homem é natural do município e Santa Rita, a 78 km de São Luís, tem 30 anos de idade e estaria desaparecido desde o dia 20 de março.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Sérgio teria saído do Maranhão para ir trabalhar no município de Valença, no sul da Bahia. Conforme informações de familiares do maranhense, ele teria tido um desentendimento com um colega de trabalho e após ter sido ameaçado pelo companheiro, teria entrado em surto psicótico.
Após a situação, o homem teria viajado até Salvador, onde um cunhado dele iria resgatá-lo para trazer de volta ao Maranhão. Porém, ao chegar ao aeroporto da capital baiana, Sérgio teria fugido, pulado a cerca da Base Aérea de Salvador e se escondido em uma área de mata no local.
A suspeita é de que o homem tenha permanecido no local desde o dia 20 de março, data em que desapareceu.
“A gente acredita que ele saía, conseguia obter seus alimentos, frutas, água e retornava para esse local que, psicologicamente, a gente crê que ele estabeleceu o local que ele está ali como um ponto de abrigo para ele, refúgio, segurança. Então ele fazia a apanha desses materiais e trazia para essa árvore e colocava no topo dela”, relatou o major André Moreira, do Corpo de Bombeiros da Bahia.
Além do corpo de bombeiros, equipes da Polícia Civil ajudam nas negociações e tentam fazer com que Sérgio Guimarães desça da árvore. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também foi levada ao local para qualquer suporte.
“Essa é uma missão de proteção e acolhimento. Estamos atuando com muito cuidado e a todo instante estamos conversando com ele e fazendo uma abordagem humanizada. Ele está num local alto, de cerca de 10 metros, então o nosso foco é garantir a segurança dele e trabalhar com diálogo e paciência”, explicou o major André Moreira.
Mesmo com a toda a negociação das forças de segurança, o maranhense insiste em não descer da árvore. “Eu não tenho nada a perder não. Eu não tenho amor e carinho..”, disse Sérgio aos bombeiros.
A mãe e a esposa de Sérgio foram a Salvador para acompanhar as ações de resgate e tentar ajudar a convencê-lo a descer da árvore.