O vice-prefeito reeleito de Dom Pedro, Lucyan Rezende, participou nos últimos três dias um curso intensivo em São Paulo, promovido pelo RenovaBR em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), para prefeitos e vice-prefeitos de todo o Brasil.
O evento, realizado no Espaço Plenitude, reuniu cerca de 58 líderes municipais de 15 estados em uma formação voltada para a implementação de Planos de Governo, com foco em comunicação, gestão e articulação política. Lucyan foi o único representante do Maranhão selecionado para participar do curso.
Em três dias de imersão, gestores aprofundaram-se no uso estratégico do plano de governo, começando com Fred Perillo, que destacou seu papel como ferramenta de comunicação clara e atrativa. No segundo dia, Renato Eliseu abordou a integração dos planos com instrumentos legais como o PPA, LDO e LOA, enquanto o encerramento, liderado por Humberto Dantas, focou nos desafios políticos da implementação, explorando formas de articular compromissos com secretariados e câmaras municipais.
Abrindo o último dia, na sexta-feira (13), Lucyan Rezende compartilhou, ao lado de outros dois vice-prefeitos, sua experiência na administração pública com os prefeitos e vices eleitos pela primeira vez. O momento foi uma “mesa de debates” sobre gestão pública na prática.
“Esta mesa de debates foi muito importante, inclusive, para os prefeitos eleitos em várias cidades do Brasil, que têm dúvidas sobre o relacionamento com seus vices, já que é algo que não está implícito na legislação”, observou Lucyan sobre a reunião.
O evento reforçou a importância de uma liderança política comprometida com a ética e a inovação, além de fortalecer a criação de uma rede de líderes municipais engajados na promoção de boas práticas de governança.
Com a certificação emitida pela Fipe e um planejamento mais robusto em mãos, Lucyan retorna a Dom Pedro para enfrentar os desafios deste segundo mandato, seguindo pautado pela ética, inovação e eficiência para transformar o município e o Maranhão.