Jornalista da Globo denuncia racismo sofrido após exibir cabelo crespo nas redes sociais

Publicado em

A jornalista Vanessa Fonseca, apresentadora do Bom Dia Mirante, da afiliada Globo no Maranhão, denunciou no domingo (29) um caso de racismo sofrido nas redes sociais após compartilhar um vídeo mostrando seu cabelo crespo natural. A publicação havia sido feita para falar sobre sua rotina de cuidados capilares, mas recebeu um comentário ofensivo que motivou o desabafo.

“Tudo que se trata da natureza de uma pessoa não é opinião, não é achismo. Meu cabelo crespo, tipo 4C, que é o mais crespo que existe, não está aberto à opinião de ninguém. Somente a mim”, afirmou a jornalista em vídeo.

Vanessa também apontou o racismo estrutural por trás da rejeição ao cabelo crespo. “Essa indústria e toda essa estrutura racista foram criadas para fazer as pessoas odiarem o cabelo crespo”, disse, acrescentando que muitas mulheres negras crescem se achando “horrorosas” por causa da textura natural dos fios.

“Enquanto você está aí, eu vou continuar com meu cabelo crespo, bonito, me amando, fazendo o que eu quiser com ele”, concluiu.

FONTE