Governador confirma que vice não será indicado em 2026

Publicado em

Uma reunião silenciosa, ocorrida no fim de semana, deu início a um reposicionamento no protagonismo do PT para 2026. O desfecho da conversa entre duas das figuras mais influentes do atual governo estadual deixou aliados em alerta e já provoca reações dentro do partido mais tradicional da base governista.

O senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, comunicou nesta segunda-feira (30) aos principais líderes emedebistas que o vice-governador Themístocles Filho não será candidato à reeleição em 2026. A decisão foi tomada após conversa entre o governador petista Rafael Fonteles e o companheiro de chapa em 2022, na qual Fonteles revelou sua intenção de montar uma chapa puro-sangue na próxima eleição.

Na sequência, Themístocles tratou do assunto com Castro, que tentará renovar seu mandato no Senado. Aliados do MDB próximos a Fonteles afirmam que o momento exige cautela e pedem para “evitar declarações precipitadas” diante da nova configuração. A tendência, no entanto, é de que o PT busque consolidar hegemonia eleitoral no estado ocupando as duas vagas principais da chapa majoritária, assim como Wellington Dias fez em sua reeleição em 2018.

FONTE