Uma série de contratos firmados entre a Prefeitura de Duque Bacelar, através da Secretaria de Assistência Social, e uma empresa com sede em Teresina (PI), serão encaminhados ao Ministério Público do Estado por fortes suspeitas de desvio de recursos públicos. O caso envolve a Primeira Dama Gilmara Miranda, que assinou os contratos em nome da gestão municipal. De acordo com fontes internas e documentos obtidos com exclusividade, esses acordos podem ter sido usados para fraudar a destinação de verbas da assistência social, prejudicando a população mais carente do município.
Dentre as empresas suspeitas, destaca-se uma com sede em Teresina – Pi, segundo um dos contratos firmados com a empresa DIMAX Distribuidora, somente em 2022 foram supostamente comprados,8.000 ,00 ( oito mil) sacos de lixo, 550 (quinhentos e cinquenta) litros de álcool em gel, em um contrato que chega a pouco mais R$ 200.000 (duzentos mil) reais para supostos fornecimento de material de limpeza para a Secretaria Administrada pela Primeira Dama Gilmara Miranda.
As suspeitas dão conta de que os valores supostamente desviados nos contratos, podem ter sido usados para custear despesas de familiares da Primeira Dama e do Prefeito Flavio Furtado na capital piauiense, onde a filha do casal reside e estuda Medicina.
Além disso, comprovantes de transferências bancarias comprovam que em um único dia, em 15 de julho de 2022, a empresa DIMAX DISTRIBUIDORA recebeu quase R$ 40.000,00 (quarente mil reais) em três pagamentos realizados Gilmara Miranda. Levantando ainda mais as suspeitas do desvio de recursos assistências para fins pessoais.
Reações e Investigações
Os casos de supostos desvios de dinheiro público em torno da família Furtado em Duque Bacelar – MA, tem gerado grande repercussão na cidade e também entre organizações de controle social e entidades de defesa dos direitos dos cidadãos. “É um golpe contra a população mais vulnerável, que é justamente a que depende dos recursos da Assistência Social,” declarou a representante do Pinel Transparência
Brasil.
Flavio Furtado já é alvo de diversas investigações nos Ministérios Públicos do Maranhão e MPF por irregularidades em contratações e possíveis desvios de dinheiro público do município.
Agora os olhos da justiça devem se voltar também para a Primeira Dama e Secretaria municipal, Gilmara Miranda.
As investigações prometem revelar mais detalhes sobre o envolvimento de outros membros da administração municipal e sobre a verdadeira execução dos contratos.
Especialistas em gestão pública alertam para a necessidade de maior transparência nas contratações execuções dos mesmos, especialmente quando se trata de recursos públicos destinados ao bem-estar da população.
Nossa redação tentou contato com os citados, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos êxito.