O ex-subprefeito do Centro Histórico de São Luís, Fábio Henrique, avaliou nesta terça-feira (10) em um grupo de WhatsApp exclusivo do Marrapá as movimentações em torno da disputa pelo Governo do Maranhão em 2026.
Para ele, o prefeito da capital, Eduardo Braide, e o secretário estadual Orleans Brandão são os pré-candidatos com maior musculatura para a disputa, mas com cenários distintos de viabilidade.
Ao comentar a possibilidade de o PT recuar da candidatura de Felipe Camarão — enfraquecido após o vazamento de supostas mensagens com conteúdo sexista — e apoiar Orleans como cabeça de chapa, indicando um nome a vice, Fábio foi direto: “Há 3 meses atrás, eu achava graça dessa possibilidade. Hoje, vejo como líquida e certa”.
Na análise, ele ainda criticou o perfil isolado de Braide e destacou que, ao contrário da capital, a política estadual exige articulação ampla.
“O Maranhão não é São Luís. No âmbito estadual, não há espaço para outsider”, disse. Fábio também afirmou que o governador Carlos Brandão deve entrar no jogo com força, amparado por nomes como o ex-presidente José Sarney e o ex-governador José Reinaldo Tavares.