“Entra Pra Roda Mulher”: documentário homenageia mulheres do samba em São Luís

Publicado em

A música é uma arte de entendimento indispensável para se compreender as festividades que formam as tradições de cada local. Em São Luís, é possível encontrar uma abrangência de sonoridades, danças e, claro, pessoas que ajudam a cultura popular. Exemplo disso são as mulheres do samba, um dos ritmos mais populares do país, e que ganham homenagem em um documentário que estreia na próxima terça-feira (15) na capital maranhense.

“Entra Pra Roda Mulher” será exibido em primeira mão no Teatro Cazumbá, no Centro Histórico de São Luís. O filme é centrado em mulheres que desempenham papéis fundamentais na construção e manutenção do samba como um polo cultural na cidade, seja nas escolas de samba, nas rodas ou nos carnavais.

📲 Clique e participe do nosso canal no Whatsapp

O documentário conta com cinco protagonistas: Graça Viana (Fuzileiros da Fuzarca); Maria do Socorro Luz (Favela do Samba); Girlene Sá (Rainha de Bateria Turma do quinto); Leila Torres (Bloco Tradicional Tropicais do Ritmo) e Rose Carrenho (Grupo As Brasileirinhas). Elas são algumas das várias mulheres que se destacam no samba na Grande Ilha, desde a composição e interpretação até a presidência de agremiações com décadas de história.

Dirigido e produzido por Mônica Rodrigues, o projeto teve idealização e roteiro de Andréa Frazão, que ressalta a força das mulheres no samba feito e vivido em São Luís:

“O samba, em sua multiplicidade, é nutrido pelo trabalho e dedicação dessas mulheres, que com suas canções, versos e batuques, fazem o ritmo ganhar vida”, destaca Andréa Frazão.

O filme visa fazer um convite ao público para uma celebração das mulheres que, mesmo desempenhando papeis fundamentais no samba ludovicense, por vezes são invisibilizadas. Segundo a pesquisadora e diretora Mônica Rodrigues, “a fronteira do audiovisual está aberta para as mulheres que estão muito presentes neste trabalho, pesquisando, estudando, atuando; fazendo com que temas relevantes como esse cheguem a mais pessoas”.

A estreia de “Entra Pra Roda Mulher” ocorre na próxima terça-feira (15), às 16h, no Teatro Cazumbá, com entradas gratuitas. Confira abaixo o teaser do documentário:

FONTE