Neste domingo (18), é comemorado o Dia Internacional dos Museus. A celebração visa não apenas destacar a importância dessas instituições, mas também conscientizar sobre seu papel fundamental, como o de promover a compreensão mútua, a cooperação e a paz entre os povos.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
No Maranhão, mais de 20 espaços estão disponíveis para visitação gratuita. Além de mostrar mais sobre a cultura e a história do estado, os locais são ótimas opções de lazer para crianças e adultos. O Portal Difusora News lista alguns desses espaços como opções para quem desejar celebrar o Dia dos Museus durante a semana em São Luís. Confira:
Museu Histórico e Artístico do Maranhão
Num imponente casarão do Século XIX, onde viveu a família Gomes de Sousa, representante da elite maranhense da época, funciona desde 1973 o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, está localizado na Rua do Sol, no Centro de São Luís e conserva o acervo erudito mais importante do estado.
O espaço conta com dois pavimentos do prédio histórico conhecido como Solar Gomes de Sousa, além de um mirante.
Visitação: O Museu Histórico e Artístico do Maranhão está aberto para visitação do público, de terça à sexta-feira, no horário das 14h às 17h.
Palácio dos Leões
Além de ser a sede do Poder Executivo Estadual, residência do governante em exercício, o espaço possui uma ala de visitação pública.
Apresenta ao público os salões nobres com exposições permanentes de obras datadas dos séculos XV ao XX. Mobiliário, telas, porcelanas, esculturas, pratarias e gravuras são algumas das peças encontradas durante a visitação mediada.
Como instituição que preserva o bem patrimonial público, o acervo artístico-cultural do Palácio promove o acesso ao público a obras de inestimável valor histórico e artístico de forma gratuita. O acervo abriga ainda a pinacoteca de Arthur Azevedo, com obras de diversos artistas como Victor Meirelles e Antônio Parreiras.
Visitação: De terça à domingo, no horário das 9h às 17h.

Museu do Reggae
O Museu do Reggae é um dos locais que recebe milhares de visitantes neste mês de janeiro. O museu é o único equipamento cultural destinado ao ritmo no país e fortalece a salvaguarda da memória dessa importante manifestação cultural na cidade de São Luís, que possui o título de Capital Nacional do Reggae, a partir do Projeto de Lei nº 81, de 2020.
O espaço conta a história do reggae no Maranhão a partir de um rico acervo, com discos raros, vídeos e fotos históricas, moda reggae ao longo do tempo, além de depoimentos gravados com personagens da cena musical.
O Museu do Reggae está localizado na Rua das Estrela, nº 124, Centro Histórico de São Luís.

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão
O local tem mais de 20 anos de funcionamento e guarda um vasto acervo nas áreas de paleontologia, arqueologia e etnologia. Tem como atrativo a sala com fósseis e réplicas de dinossauros encontrados no estado. Uma viagem no tempo para os visitantes, o espaço recebe em média, todos os anos, 25 mil visitantes, de dentro e de fora do país.
O espaço está localizado na Rua do Giz, no bairro Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.

Casa de Nhozinho
O Museu Casa de Nhozinho, instalado em um casarão de 3 andares reúne um conjunto primoroso dos afazeres do cotidiano regional, estimulando e divulgando os aspectos da cultura popular maranhense no tocante à vida cotidiana e os afazeres de seu povo, abrindo espaços para artefatos das culturas indígenas, artesanato, brinquedos. Seu nome é uma homenagem ao artista popular, Antônio Bruno Pinto Nogueira (1904-1974).
A Casa de Nhozinho está localizado na Rua Portugal, na Praia Grande – Centro Histórico.
Visitação: De terça à domingo, no horário das 9h às 18h e aos domingos, das 9h às 13h.

Fundação da Memória Republicana
A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), tem por objetivo promover a divulgação do período Republicano Brasileiro, bem como incentivar o fomento à pesquisa e registro da história sobre os acervos museológico, bibliográfico e arquivísticos textual e audiovisual, os quais constituem essa instituição, e que, a cada ano vem congregando-se ao IBRAM na participação dos eventos.
O espaço está localizado no Convento das Mercês, na Rua da Palma, no bairro Desterro.
Visitação: De terça a sexta-feira, das 09h às 17h30, Sábado das 09h às 17h, Domingo das 09 às 13h, Segunda-feira, fechado.

Museu da Gastronomia Maranhense
O Museu da Gastronomia Maranhense é um equipamento sociocultural que tem como objetivo alcançar o sentimento de pertencimento aos visitantes de maneira dinâmica quanto a cultura gastronômica do estado do Maranhão, através do acervo existente oriundo de diversas formas de culinária, folguedos, personagens e pratos.
Possui também área específica para exposições temporárias relacionadas a temática da gastronomia maranhense. No equipamento museólogo existe também uma área dedicada aos antigos restaurantes que fizeram parte da história da gastronomia maranhense.
O museu está localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís.
Visitação: De segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Sábado, domingo e feriados das 10h às 16h.

Museu de Artes Visuais
Sediado em um sobrado do século XIX, o Museu de Artes Visuais possui uma coleção composta por obras de importantes artistas nacionais e internacionais. Na exposição de longa duração figuram obras de artistas locais, nacionais e internacionais como Dila, Jesus Santos, Flory Gama, Newton Sá, Tarsila do Amaral, Alfredo Volpi, Picasso entre outros.
O museu está situado na Rua Portugal, na Praia Grande, Centro Histórico.
Visitação: Terça a sábado, das 9h às 17h30

Forte de Santo Antônio da Barra
O espaço é um ponto histórico do período de resistência portuguesa às invasões. O forte tem 12 canhões, uma muralha e dois prédios, e é localizado em um dos locais mais famosos de São Luís, o Espigão da Ponta d’Areia.
No forte também funciona o Museu da Imagem e do Som, que contempla uma sala de projeção com diversos vídeos sobre a cultura maranhense, uma pequena mostra de equipamentos de audiovisual antigos como máquinas fotográficas, projetores, monóculos etc.
O espaço está localizado na Avenida Dr. Jackson Kepler Lago, na Ponta D’areia.
Visitação: Terça a Sexta-feira, das 10h às 18h, Sábado 10 as 17h.

Museu dos Capuchinhos
O Museu dos Capuchinhos, inaugurado em 2007, guarda a memória da Província Nossa Senhora do Carmo – MA, PA e AM e conta com um vasto acervo que contem peças como imagens, relíquias, livros, documentos, quadros, paramentos e móveis. Está atualmente inserido na Rede de Educadores em Museus do Maranhão.
O espaço está localizado na Igreja do Carmo e dos Capuchinhos, Praça João Lisboa, no Centro de São Luís.
Visitação: Terça-feira de 9h às 11h e 15h às 16h.

Casa de Cultura Josué Montello
A Casa de Cultura Josué Montello é uma instituição pública ligada a Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão. É constituída por três espaços com acervos específicos: Biblioteca, Arquivo e Museu, voltados para a guarda, preservação e divulgação de acervos sobre a vida e obra do escritor maranhense Josué Montello.
Tendo o espaço denominado Museu Josué Montello constituído por peças que pertenceram ao escritor como medalhas, troféus, colares de academias, quadros, busto da ABL, objetos pessoais, certificados, fotografias. A Casa oferece serviços de visita guiada direcionada a comunidade em geral.
O espaço está situado na Rua das Hortas, no Centro de São Luís.
Visitação: segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.

Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão
O Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão refletem o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural, a promoção da educação e o incentivo ao aprendizado contínuo sobre a história local.
O museu busca garantir a acessibilidade para todos os públicos, oferecendo experiências inclusivas e abertas à diversidade. Além disso, valoriza a cultura local ao resgatar e promover a identidade maranhense, ao mesmo tempo em que aposta na inovação, utilizando tecnologias e metodologias contemporâneas para apresentar a história de forma atrativa e dinâmica.
O local está situado no Parque 15 de Novembro, no Centro de São Luís (Sede da antiga RFFSA).
Visitação: Terça-feira a Sábado das 9h às 18h.

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho
O Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (CCPDVF) é um centro cultural localizado na Rua do Giz, na cidade de São Luís do Maranhão, em seu Centro Histórico.
Instalado em um sobrado de três pavimentos, do século XIX, seu nome é uma homenagem ao escritor e pesquisador da cultura maranhense Domingos Vieira FIlho. Foi criado em 1982, a partir do Museu do Folclore e Arte Popular e da Biblioteca do Folclore.
Está localizado na Rua do Giz, na Praia Grande, Centro Histórico de São Luís.
Visitação: Temporariamente fechado para reforma, com atividades realizadas em outras instituições.
