Dia do Tambor de Crioula é celebrado com apresentações em São Luís

Publicado em

18 de junho é a data comemorativa em celebração ao Tambor de Crioula que foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2011.

O tambor de crioula é uma das manifestações culturais do Maranhão onde somente as mulheres – “coreiras” podem dançar na roda e os homens tocam a percussão, através dos tambores que precisam ser aquecidos no fogo para “afinarem” o ritmo.

📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!

Historiadores maranhenses alegam que a o tambor de crioula nasceu nas senzalas durante a época da escravidão. No entanto, a dança não veio da África como muitas pessoas acreditam. Assim como é comum que seja uma celebração em homenagem a Santo Benedito por alguma graça alcançada.

Celebrações

Na Casa do Tambor de Crioula a programação será nesta quarta-feira (18), a partir das 14 horas, das 14h às 17h, será realizada uma vivência e oficina com mestra Regina Arcanjo, coreira mestra do Tambor de Crioula 07 Saias de São Benedito. E a partir das 17h30, terá apresentação de rodas de tambor de crioula.

Diretamente do Quilombo da Liberdade, o Tambor de Crioula Amor de São Benedito, também conhecido como Tambor de Crioula da Fé em Deus, irá se apresentar na sexta-feira, (20), no pátio do Centro Cultural Vale Maranhão-CCVM, às 19 horas, com a apresentação Coreira Vem Baiar, celebrando seus 42 anos de tradição.

Fundado por Mestra Tacinha, Mestre Roxo e Mestre Tunico, o espetáculo convida o público a conhecer a história dessas e outras personalidades que perpetuam o legado desse patrimônio imaterial da humanidade.

FONTE