Dia de São Sebastião é celebrado com fé, tradição e ação solidária no Maranhão

Publicado em

Nesta terça-feira (20), a Igreja Católica celebra o dia de São Sebastião, santo mártir venerado em diversas regiões do Brasil. No Maranhão, a data é marcada por intensa programação religiosa e cultural em várias cidades, incluindo São Luís, onde o santo é homenageado em pelo menos oito comunidades católicas.

Um dos festejos mais tradicionais acontece no bairro Cruzeiro do Anil, na capital maranhense. Há 95 anos, a comunidade local mantém viva a devoção a São Sebastião, reunindo fiéis em uma programação que une espiritualidade e solidariedade.

Neste ano, além das celebrações religiosas, os moradores estão promovendo uma campanha de doação de sangue, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar).

A ação solidária ocorre na escola Maria de Carmo Abreu da Silveira e convida a população a contribuir com o estoque de sangue do estado.

Podem doar pessoas em boas condições de saúde, com idade entre 16 e 69 anos, peso mínimo de 50 quilos e documento oficial com foto. Adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização do responsável legal, assinada em cartório ou pela plataforma gov.br, além de estarem acompanhados no dia da doação.

Encerramento com Procissão Luminosa

O encerramento do festejo de São Sebastião no Cruzeiro do Anil acontece nesta terça-feira (20) com a tradicional Procissão Luminosa. A celebração tem início com a missa de encerramento, marcada para às 17h.

Logo após, às 18h30, os fiéis seguem em procissão pelas principais ruas do bairro, iluminando o percurso com velas, em um dos momentos mais simbólicos e emocionantes da festa.

Feriado municipal em cinco cidades

Embora o dia de São Sebastião não integre o calendário de feriados nacionais, a data é considerada feriado municipal em cinco cidades maranhenses: Amarante do Maranhão, Carutapera, Codó, Estreito e Presidente Dutra.

Nessas localidades, a devoção ao santo faz parte da identidade religiosa e cultural da população.

Quem foi São Sebastião

São Sebastião é tradicionalmente associado à proteção contra epidemias, guerras e a fome. De acordo com o Vaticano, ele foi um oficial do exército romano, natural de Milão, que viveu no século III. Cristão convicto, foi condenado à morte pelo imperador Diocleciano por professar a fé cristã.

Embora tenha sobrevivido inicialmente a uma execução por flechadas, continuou ajudando cristãos perseguidos e promovendo conversões, até ser novamente capturado e morto por espancamento, tornando-se um dos mais conhecidos mártires da Igreja Católica.

FONTE