O governador Carlos Brandão (PSB) intensificou, nos últimos dias, as exonerações de servidores ligados ao grupo do ex-governador Flávio Dino (PSB) em diferentes secretarias do Executivo estadual. A medida atinge apadrinhados de deputados do PCdoB e servidores cedidos a cargos estratégicos, evidenciando o afastamento político do antigo bloco aliado.
Entre os dispensados estão Laurindo Teixeira, que deixou a Secretaria de Educação; o delegado Ronaldo Chaves, próximo ao deputado federal Márcio Jerry, exonerado da SECID; Samuel Barroso, irmão do presidente estadual do PCdoB, afastado da Agricultura Familiar; e Marcelo Nunes Santana, retirado da Articulação Política em Viana, vinculado ao deputado Júlio Mendonça.
As mudanças devem alcançar, nos próximos dias, Robson Paz, que comanda a Secretaria de Cidades e estaria na lista de cortes. Outros quadros do PCdoB, como Alan Kardec Barros (Gasmar) e Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), já articulam em nível nacional para tentar evitar o desembarque definitivo do partido do Palácio dos Leões.
Enquanto reorganiza espaços, Brandão fortalece a base com o Republicanos, que passou a integrar o governo com 24 prefeitos e lideranças regionais. A expectativa é de novas exonerações a partir da reforma administrativa prevista para as próximas semanas.