Durante os primeiros sete meses de 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizou 1.335 atendimentos envolvendo a captura de animais silvestres na região metropolitana de São Luís. A maioria das ocorrências refere-se às cobras da espécie jiboia, que representam 63% das capturas feitas pelo Batalhão de Bombeiros Ambiental (BBA).
Além das jiboias, os bombeiros atenderam a chamados de espécies como cutias, macacos, jacarés e abelhas, muitas em áreas urbanas. A presença desses animais na cidade está relacionada ao crescimento urbano desordenado e à degradação de habitats naturais, levando os animais a buscar alimento e abrigo nas áreas urbanas.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
De acordo com a tenente Letícia Rodrigues, as jiboias geralmente não representam risco à população, pois não são peçonhentas e alimentam-se de pequenos animais. Ela orienta que, ao avistar animais silvestres, os moradores mantenham distância e acionem o Corpo de Bombeiros, evitando tentativas de captura por conta própria.
A tenente destaca ainda a importância de ações de preservação ambiental e educação para uma convivência segura entre humanos e fauna urbana. O BBA realiza ações preventivas, resgates e campanhas de orientação. Em caso de animais em áreas urbanas, a população deve ligar para o 193.