Futuro titular do Ministério das Comunicações, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes deu mais um passo rumo ao Governo Lula ao apresentar um projeto de lei voltado à expansão da infraestrutura digital no país. A proposta cria a Política Nacional para Processamento e Armazenamento Digitais (PNPAD), com o objetivo de incentivar a instalação de data centers e atrair investimentos por meio de Zonas Especiais (ZEPADs), estratégicas para a economia digital.
Segundo Fernandes, o projeto visa transformar o Brasil em referência global no setor. A movimentação ocorre em meio à articulação para garantir a sucessão na liderança da bancada do União Brasil na Câmara, antes de deixar o posto e o mandato para ir à Esplanada petista. A indicação de Pedro Lucas já tem aval do presidente Lula, e deve acontecer após o feriadão da Páscoa e Tiradentes.
A escolha do novo líder da bancada tem no páreo o maranhense Juscelino Filho, que reassumiu o mandato na Câmara e tenta voltar à liderança, além de Damião Feliciano (PB), Moses Rodrigues (CE), Mendonça Filho (PE), Marangoni (SP) e Arthur Maia (BA). Próximo do presidente do partido, Antonio de Rueda, Pedro Lucas tem feito acenos ao Planalto, como ao acompanhar Lula em viagem ao Japão e apresentar propostas alinhadas à agenda social do governo.