Alckmin e Haddad lideram corrida por sucessão de Lula; Dino é lanterna

Publicado em

Pesquisa do Ipsos-Ipec, divulgada pelo O Globo, indica que 62% dos brasileiros não querem que Luiz Inácio Lula da Silva dispute a reeleição em 2026. Entre os nomes cotados para suceder o presidente, o vice-presidente Geraldo Alckmin aparece com 19% das intenções de voto, seguido de perto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com 17%. Ambos estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

Na sequência, o ministro da Educação, Camilo Santana, registra 7%. O ministro do Supremo Tribunal Federal e ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, surge com 6% e ocupa a última colocação entre os cotados, apesar da visibilidade nacional e do cargo vitalício.

O levantamento mostra ainda que a resistência a uma nova candidatura de Lula não se restringe à oposição. Entre seus eleitores, 30% defendem que ele não concorra. O índice chega a 47% entre os brasileiros com renda de até um salário mínimo.

A pesquisa foi realizada entre 1º e 5 de agosto, presencialmente, com 2.000 entrevistados em 132 municípios das cinco regiões do país.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src=” fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

FONTE