Escola de Joinville vence festival de dança com homenagem ao Boi de Santa Fé

Publicado em

A Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos conquistou o 12º título do Festival de Dança de Joinville (SC), com uma homenagem ao Boi de Santa Fé, do Bairro de Fátima, em São Luís.

O concurso, que aconteceu no Centreventos Cau Hansen, é considerado o maior do mundo segundo o Guinness Book e está na sua 42ª edição.

A homenagem realizada pela Escola Municipal Gov. Pedro Ivo Campos, levou para o palco um grupo formado por 37 alunos. Eles conquistaram o público e os jurados, que avaliaram a apresentação com nota 9,88.

Boi de Santa Fé

O Boi de Santa Fé foi fundando em 1988 por Zé Olhinho, natural de São Vicente Férrer, e seus colegas da Baixada Maranhense, que se estabeleceram em São Luís na década de 50, trazendo para o Bairro de Fátima suas batidas, passos, instrumentos, indumentárias e personagens.

O sotaque da Baixada é embalado pela percussão que reúne pandeiros, caixas, tambores-onça, maracás e pequenas matracas. Seu personagem mais característico é a Cazumba, mistura de homem e bicho, que traz um chocalho na mão e requebra as cadeiras avantajadas, vestindo uma bata comprida ricamente bordada, uma máscara de madeira (queixo) e cabeças esculpidas, cada vez mais elevadas (as caretas).

O Boi de Santa Fé reúne um conjunto de cazumbas (que chega a reunir 40 integrantes), que são embaladas com as toadas de Zé Olhinho. O esplendor visual de suas apresentações são algumas das joias do Santa Fé, ao lado de seu conjunto de percussionistas e brincantes.

FONTE