Anvisa suspende a venda de azeite, polpa de fruta e outros dois alimentos no Brasil

Publicado em

Anvisa suspendeu a comercialização de quatro produtos alimentícios no Brasil após apresentarem resultados insatisfatório em laudos divulgados por laboratórios públicos. A decisão foi divulgada nesta segunda-feira listando quatro alimentos que terão suas vendas suspensas pelo país.

📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!

Os alimentos suspensos de serem comercializados foram:

Polpa de fruta de morango (De Marchi) – apresentando resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa de matérias estranhas, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen/SC).

Azeite extravirgem (Vale dos Vinhedos) –  além do produto ter origem desconhecida, o laudo de análise do produto apresentou resultado INSATISFATÓRIO, estando em desacordo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente nos ensaios de rotulagem e físico-químico.

 Champignon inteiro em conservas (Imperador – fabricado pela Indústria e Comércio Nobre) – o lote apresentou resultado insatisfatório no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, que se encontra acima do limite permitido, conforme laudo emitido pelo Lacen-DF.

Molho de alho (Qualitá, fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos) – o lote apresentou resultado insatisfatório nos ensaios de determinação de dióxido de enxofre e pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre, sendo detectada a presença de 20,4 mg/kg de dióxido de enxofre (expresso como SO₂), conforme laudo emitido pelo Lacen-DF.

Além das suspensão dos alimentos, foi identificado a comercialização de um azeite de origem desconhecida. Os alimentos citados não poderão ser comercializados, distribuídos e usados para o consumo próprio por todo território brasileiro.

FONTE