O ministro Flávio Dino integra uma comitiva de personalidades brasileiras que participa nesta semana do Seminário de Verão de Coimbra e do Fórum Jurídico de Lisboa. A movimentação internacional, que reúne integrantes dos Três Poderes e esvazia pautas tanto do Congresso quanto do próprio STF, foi apelidada de “Gilmarpalooza”.
Dino divide a programação com os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Alexandre de Moraes, todos do Supremo. Também marcam presença ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como Humberto Martins e Raul Araújo, e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski. O seminário é promovido pelo Instituto de Estudos Jurídicos Avançados (Ipeja), cuja sede funciona em um escritório de advocacia no Rio de Janeiro. Não houve divulgação dos patrocinadores da viagem.
Além de ministros, o evento conta com a participação de sete governadores, entre eles, Cláudio Castro (RJ), Tarcísio de Freitas (SP) e Rafael Fonteles (PI), e parlamentares como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Gilmar Mendes é o organizador do evento, por meio do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e tem como tema “O mundo em transformação – Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.