Pelo menos 16 bairros de São Luís amanheceram sem abastecimento de água nesta terça-feira (13). A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) informou que a interrupção é necessária para a instalação de novos transformadores na Subestação do Sistema Produtor de Água do Italuís.
📲 Clique e participe do nosso canal no WhatsApp
O aviso oficial foi feito pela Caema na segunda-feira (12), informando que o corte de água aconteceria na terça. No entanto, moradores de vários bairros já relataram a falta de água ainda na segunda-feira, devido ao rodízio de abastecimento que já vinha sendo realizado em partes da capital.
A moradora Janaína Carvalho, do bairro Camboa, na região central da cidade, contou que está sem água desde ontem.
“Aqui constantemente vivemos em uma falta de água. Tem dia que dá, tem dia que não dá. Porém, tem vez que passam dois, três dias sem dar água. Veio a notificação, o aviso de que na terça seria suspenso, porém, ontem já não teve água. A torneira ali está zerada, não tem água”, relatou.
A Caema orienta os moradores das áreas afetadas a fazerem reserva de água com antecedência, para garantir o uso nas atividades domésticas durante o período de manutenção.
Janaína também relatou a dificuldade de se preparar para a interrupção, já que a falta de água começou antes da data prevista. “Como é que a gente vai armazenar, se quando chega o aviso já não tem mais água?”, questiona.
Segundo a companhia, mais de 200 bairros de São Luís que são abastecidos por sistemas de poços não serão afetados pela paralisação.
Por meio de nota, a Caema informou que abastecimento será retomado, de forma gradativa, logo após a conclusão dos trabalhos.
Bairros sem abastecimento
Angelim;
Bequimão;
Cohama;
Parte da Cohab;
Parte do Cohatrac;
Maranhão Novo;
Vinhais;
Planalto Vinhais;
Olho d’Água;
Parte do Habitacional Turu;
Anjo da Guarda;
Alto da Esperança;
Santo Antônio;
Centro;
Monte Castelo;
São Cristóvão;
Áreas adjacentes aos bairros mencionados.