O Sistema FIEMA lançou nesta sexta-feira (30), a Expo Indústria Maranhão 2025. O lançamento oficial aconteceu em cerimônia conduzida pelo presidente da FIEMA, Edilson Baldez e realizada na Casa da Indústria Albano Franco, em São Luís.
A solenidade reuniu empresários do setor produtivo e autoridades, marcando o início da divulgação institucional da 6ª edição da maior feira multissetorial do Norte e Nordeste. O evento será realizado de 2 a 5 de outubro de 2025, no Multicenter Negócios e Eventos, e terá como tema “Inteligência Artificial: Uma Nova Revolução”.
📲 Clique e participe do canal do Difusora News no Whatsapp!
Realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL, CIEMA e Federação das Indústrias), com correalização do SEBRAE-MA e do Governo do Estado do Maranhão, a feira comemora 10 anos de existência, com expectativa de movimentar R$ 320 milhões em negócios, reunir mais de 250 expositores e atrair mais de 50 mil visitantes.
O lançamento da Expo Indústria 2025 contou com a presença de autoridades como o secretário-chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira, representando o governador Carlos Brandão; o superintendente de Saúde e Segurança do SESI Nacional, Emmanuel Lacerda, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo.
O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, lembrou que desde sua primeira edição, em 2015, a Expo Indústria Maranhão tem se destacado por integrar inovação, negócios e cultura, atraindo um público diversificado e gerando significativos resultados econômicos.
Baldez ressaltou a importância da colaboração entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Sistema FIEMA, SEBRAE e o Governo do Estado, além do empenho das equipes internas, que transformaram a feira em uma vitrine poderosa da indústria maranhense.
“A Expo Indústria Maranhão se consolida como uma plataforma essencial para o desenvolvimento industrial e tecnológico do estado. É um espaço para fomentar parcerias, atrair investimentos e conectar as empresas locais às tendências globais em inovação, sustentabilidade e qualificação profissional”, destacou Baldez durante a abertura da feira.
Inteligência artificial
Com parceria desde a primeira edição da feira, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, Celso Gonçalo, disse que a Expo indústria é um reflexo da força da indústria maranhense e sua conexão com o empreendedorismo.
“Com o tema “Inteligência Artificial: uma nova revolução”, a edição deste ano convida à reflexão sobre o presente e o futuro da indústria, ressaltando a necessidade de alinhar a transformação digital com sustentabilidade, competitividade e qualificação profissional”, complementou Celso Gonçalo.
Já o superintende da FIEMA, César Miranda, antecipou que nesta edição a Expo Indústria vai explorar, de forma ousada, as conexões entre pessoas e o mundo digital, promovendo uma nova era de eventos inteligentes no Maranhão.
“Será um espaço onde negócios florescem, ideias se encontram e o futuro se constrói. A Expo Indústria Maranhão 2025 chega com força total, consolidando-se como a grande vitrine do setor industrial maranhense, uma plataforma essencial de negócios, tecnologia e transformação”, antecipou o superintendente da FIEMA.
Palestrantes nacionais
A programação da Expo Indústria 2025 será organizada em torno de três eixos estratégicos: Transformação Digital, Sustentabilidade e Competitividade, e Futuro do Trabalho. O evento contará com rodadas de negócios nacionais e internacionais, workshops técnicos, espaços de inovação, além de atividades voltadas à capacitação de mais de 4 mil profissionais.
Entre os nomes já confirmados estão Ricardo Wagner, diretor do Microsoft Copilot, que abordará inclusão e transformação digital nas empresas, e o economista Samy Dana, Ph.D. pela FGV, que fará uma análise sobre os efeitos da IA na economia industrial.
Além do conteúdo técnico e empresarial, o evento promoverá experiências de entretenimento e cultura. O Expo Show 2025 contará com apresentações de Thiago Iorc, Maurício Manieri e do criador de conteúdo infantil Gato Galáctico.
O Maranhão Fashion Week e o espaço Expo Lounge, com gastronomia e shows ao ar livre, também farão parte da agenda, unindo negócios, inovação e economia criativa. Desde 2015, a feira cresceu em escala e resultados. Na edição anterior, em 2023, foram 56.213 visitantes, 240 expositores e R$ 301 milhões em negócios prospectados.